Nome:
Localização: Coimbra

quinta-feira, novembro 02, 2006

As minhas duas cidades..

No Verão de 92 recebi uma das, que na altura achei, piores notícias da minha vida.. Ía deixar de viver na Figueira... Ia abandonar todos os meus amigos.. toda a minha vida.. para vir para Coimbra.
Chorei tanto. Não queria nada vir viver pra cá.. Nada.. Queria continuar a ser pequenina lá na Figueira. Continuar a brincar. Continuar a poder sair à rua sem me preocupar com horas pra chegar a casa. Continuar a poder andar na rua até às tantas. Continuar a ir à praia sempre que me apetecia. Continuar a poder ir ver o mar, que ficava a uns passinhos de distância de casa. Continuar a ter aquele grupo de amigos fantásticos. Continuar a saborear aqueles lábios que me faziam palpitar o coração.
Sabia que se abandonasse aquela cidade ía perder tudo isto.. É certo que a praia ficava no mesmo sítio, os amigos também ... mas nada ía voltar a ser o mesmo. Ía deixar de poder ir à praia todos os dias, deixar de estar com eles todos os dias.. a amizade ía acabar por sendo esmorecida...
Tinha medo de vir pra esta cidade gigantesca. A cidade onde apenas passava o Natal e as férias... Onde era tudo grandioso.. E apenas conhecia uma pessoa, que se calhar já nem se lembrava de mim depois de tantos anos..
Vim para Coimbra, depois de muito chorar .. mas resignada que tinha de ser assim..
E passado uns dias, fiz novos amigos, descobri esta cidade grande e apaixonante e senti-me feliz por ter vindo para cá.
Muitas vezes ouvi "é lá da Figueira"... E comecei a reparar que havia uma certa rivalidade entre os figueirenses e os conimbricenses. Nunca dei por nada enquanto por lá vivia.. Mas cá apercebi-me muito disso...
Mas metendo essas rivalidades de lado... a Figueira continua a ser a minha segunda casa. Os papéis inverteram-se, porque agora é lá que passo as minhas férias, é pra lá que fugo quando preciso de paz e de calma, é lá que reponho as minhas forças, é lá que me sinto protegida.. Aquela praia continua a pertencer-me e mesmo no Inverno gosto de por lá passear.. É naquelas ruas e ruelas que caminho e sinto que continuo a pertencer aquele sítio. É pra lá que fujo sempre no 31 de Dezembro. Porque é na Figueira que eu inicio sempre o meu ano. É mesmo aquela cidade que está sempre no meu coração.. por tantos e tantos motivos.
E Coimbra... hum, Coimbra tem estes mil encantos... Foi por cá que conheci os meus verdadeiros amigos, aqueles que eu amo. Que perdi a minha inocência.
Que descobri que nem toda a gente é pura. Que existem sempre falsidades e que temos de estar sempre de olho aberto. É cá que eu me divirto. Que rio e solto gargalhadas. Que deixo cair umas lágrimas quando relembro coisas.. É aqui que passeio. Que me divirto. Que partilho confidências. Que curto as noites da Queima. Da Latada. É aqui que passo e passei momentos que nunca esqueço. Foi aqui que cresci como pessoa.
E apesar de agora na Figueira eu ser vista como "a menina de Coimbra" e em Coimbra ainda, por vezes, continuar a ser "a menina da Figueira".... o que é certo é que pertenço a estas duas cidades.. que eu tanto amo!!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gosto de te ver escrever...
gosto da tua escrita, da forma como desabafas, da maneira como escreves e estravasas o que sentes e te vais na alma...
continua a escrever...
beijo

6:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

6:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ora bem 1 comentario simples e curto. aki descreves um pouco da tua vida, dakilo q kerias continuar a viver mas q n pudeste, pq nem spr podemos prever o nosso futuro. Mas se essas mudanças forem benefiicas pra nós melhor ainda. nunca nos devemos arrepender dakilo q fazemos, mas sim dakilo q n fizemos, pq dps vai andar a pairar o ponto de interrogaçao "Se eu soubesse tinha feito isto ou akilo". bjinhus gandes e continua assim inspirada. vita caipirao

6:50 da tarde  
Blogger Tereré said...

Olá amiga, adorei o teu blog, tou fã!! :)Escreves muito bem.. Obrigado por partilhares conosco essa capacidade de expressar os sentimentos!!..
Continua smp assim e sê mto feliz!!
Beijos gds (de Biseu..)

9:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home